Gerativismo: Conceitos Fundamentais

•Em 1957 : momento inicial do Gerativismo

•Conceitos de Linguagem e Língua para Chomsky: linguagem é uma capacidade mental dos seres humanos, é isso que nos diferenciam dos animais; pode-se partir de uma materialidade para falar de outra, ou seja, para falar de uma árvore não é preciso estar segurando uma.
A linguagem humana é a única possível de decomposição, ou seja, podemos chegar em seus fonemas já dos animais é como se fosse um código.Essa capacidade é a mesma independentemente da cor, raça ou credo tendo a idéia para Chomsky que não tem relações culturais diferentes dos materialistas na qual culturas diferentes tem visões diferentes de compreender o mundo.
Chomsky radicaliza sua hipótese na qual a linguagem tinha de ser estudada nas ciências naturais por ser de ordem biológica. Quando a gente fala, demonstramos saber muito mais do que ouvimos; somos capazes de produzir infinitos sons partindo de finitos fonemas.

•Segundo Skinner : o fonêmico da linguagem humana pode ser explicado de fora para dentro, na qual as crenças recebiam estímulos lingüísticos do ambiente e produzia respostas verbais, seria uma tabula rasa.Já Chomsky diz que os estímulos ambientais são pobres no sentido de pouco estruturado sintaticamente, comparado ao comportamento verbal exibido pelas crianças.
O cognitivismo, uma mente humana que não seja vazia como falavam os comportamentistas.

•Chomsky dizia que a questão do conhecimento humano passa por dois problemas filosóficos: Platão e Orwell
-Platão: pobreza de estimulo do ambiente, mas mesmo assim nós aprendemos muito, relacionado ao processo da inteligência.

-Orwell: contrário a Platão, como conseguimos relacionar evidencias por conta dos infinitos números de informações.

Portanto, para Chomsky a linguagem é de ordem de aquisição e não de aprendizagem, já nascemos com princípios universais – todas as línguas possuem sujeito e predicado; consoantes e vogais; sistema numérico e isso não significam que sejam iguais- que nos indicam propriedades centrais que qualquer língua pode ter.


•Princípios Universais: gramática universal, que só é acessada espontaneamente até um período da vida; é como tentar “adquirir” uma língua estrangeira após a puberdade na qual a pessoa não adquire uma língua (natural), mas sim aprende portanto é mais complicado e com esforços.

•Competência e desempenho dos conceitos de Chomsky, competência gramatical é o saber lingüístico abstrato que temos em nossa mente.Esse saber é acessado toda vez que precisamos produzir ou compreender frases.
O uso da competência em situação de fala especifica é que constituem o desempenho lingüístico: a competência é um saber e o desempenho é um fazer.Exemplo de uma conta de dividir.

0 Response to "Gerativismo: Conceitos Fundamentais"

Postar um comentário