Saussurianismo: Saussure

O Saussurianismo é um modo de pensar a língua, partindo de uma ciência que dá conta dos signos (semiologia); faz um recorte verbal, delimita muito bem seu objeto de estudo; com suas ferramentas estuda a língua por dois ângulos: o primeiro é de ordem histórica, ou seja, diacrônica, e a segunda de ordem da atualidade, ou seja, sincrônica.
Saussure era diferente, pensou a língua no momento atual que fica se reatualizando, como se congelar a língua em tal momento, nisso já se tem o processo histórico dela inscrito. Vê a historia cronologicamente, diferente de Bakhtin que volta-se para as relações que se estabelece entre as classes sociais (lutas de classes).
Após Saussure, o estruturalismo não leva em conta os processos históricos, em vista das suas idéias. Porém as criticas do estruturalismo fala exatamente o contrário, levando em conta a historia, que está sempre “cutucando a língua” .


Podemos classificar Saussure, em 3 sujeitos que são bem diferentes:

•Saussure dos Anagramas: o sujeito age com a linguagem

•Saussure dos Manuscritos e do Curso de Lingüística Geral : o sujeito é deixado de lado, o individuo se apropria da ordem do social, se individualiza em um funcionamento da linguagem.


Sobretudo, uma coincidência entre os três é na semelhança de pensar no signo, que está
estritamente na ordem lingüística de uma relação entre significado e significante, não tendo uma relação de exterioridade com o mundo.
Sabemos que existe uma relação não direta entre linguagem e mundo, e esse mesmo raciocínio para com a relação histórica e com a sociedade.
Na época histórica de Saussure, a ciência era positivista na qual sistematizava objetivamente teorias, ou seja, tudo que fosse ao campo da subjetividade e da historia era possível de duvidas e muitos questionamentos.O positivismo afasta o sujeito do objeto se esse quer construir algo.Hoje em dia há a possibilidade do questionamento do modelo de ciência vigente, na qual pode-se fazer uma interpretação de tal; só que sabemos que o positivismo ainda circula, assim como na biologia quando se observa uma célula ao microscópio.

0 Response to "Saussurianismo: Saussure"

Postar um comentário