Retomada e Analise Histórica

Uma breve retomara historia sobre o Estruturalismo, que a língua se constitui como uma estrutura e seus elementos têm interpretações.
Trabalho do lingüista estruturalista: “Os meninos”, analisando essa sentença como um todo, têm-se um sintagma nominal (SN), o artigo “Os” é um determinante, enquanto “meninos” é um nome.O sujeito marca o plural somente no primeiro elemento,se a sentença estivesse ao contrario seria considerado agramatical.
“Os meninos” para o português não funciona assim, pois marca seu plural no primeiro sintagma. Já em outras línguas como no inglês, o plural fica no segundo elemento: “The Boys.”.
O Gerativismo, diferentemente do estruturalismo, coloca em questão as condições de produção do grupo de falantes que utiliza determinada formação. Assim pegando o mesmo exemplo da frase acima “Os menino” tem também, “os” como determinante e “menino” como nome. Entretanto, existe a preocupação em marcar que apenas o artigo é no plural, e explicar que esta forma de utilização da língua se restringe a um determinado grupo de falantes.
Portanto, comparando essas duas correntes, a estruturalista e a gerativista, tem preocupação apenas com o lingüístico na língua.
Para contrapor ambas, tem-se o Materialismo Histórico, que tenta pensar as questões da linguagem levando em conta aspectos sociais e históricos e não apenas lingüísticos.Não dá para pensar em significado e sentido sem pensar em determinações históricas e sociais, ao contrario, do pensamento estruturalista.
Existe os princípios de controle e rarefação dos discursos, tendo o controle do que é dito e o controle de quem pode dizer tais discursos e ideologias.

Uma das raízes do Materialismo, é a Análise do Discurso, que possui quatro representantes que merecem destaque aqui:
•Analise do Discurso Francesa que surgiu no final dos anos 60 com Michael Pêcheux com preocupação militante, tentando fazer uma AD política para a sociedade não ser mais assujeitada pelos aparelhos ideológicos do Estado, baseando-se em Althusser, que por sua vez foi leitor de Marx e escreveu sobre o materialismo histórico.
•Michael Foucault discute a relação do discurso com as condições de quem fala para quem se fala do momento histórico e do lugar que se fala.
•Mikhail Bahktin dedicou seus estudos na relação entre sujeito e discurso, com objetivismo abstrato e subjetivismo idealista. Havia uma relação de ideologia e cultura.
•Norman Fairclough dedicou-se a um discurso crítico questionando a materialização das lutas sociais.

1 Response to "Retomada e Analise Histórica"

  1. Aline Ferraz says:
    15 de dezembro de 2009 às 12:37

    Seu blog está arrasando Renata jacu!
    =)

    asasahusahuhasuhas
    Bjs!

Postar um comentário