TEXTO: " Retrospectivas e Perspectivas da historiografia da Linguística no Brasil"

Este texto foi sugerido pelo professor Baronas,e após sua leitura era para elaborarmos seis questões para uma discussão em sala de aula .
Vale apena ressaltar também uma curiosidade sobre esse texto, que foi retirado da revista Estudos da Língua(gem) em 2005, organizado pelo Carlos Eduardo Falcão Uchôa em comemoração aos 100 aos de Mattoso Câmara Jr.

Questoês:

1. Segundo Mattoso Câmara " a lingüística é uma ciência muito nova [que] começou a existir na Europa em princípios do século XIX sob o aspecto de um estudo histórico", então a partir dessa descoberta quais as mudanças e estudos que ocorreram decorrentes de um pensamento tradicionalmente para o pensamento de um linguista?

2. A historiografia refere-se as metodologias e às práticas da escrita da história, então o que a historiografia linguística resgata em seus estudos, tendo o foco no Brasil ?

3. Sem ser as formas documentadas, como pode ser aferido o conhecimento da linguagem?

4. Qual a intervenção dos jesuítas nas línguas indígenas no Brasil ?

5. Segundo Mattoso Câmara podemos falar de uma lingüística brasileira?

6. Porque antes de Mattoso Câmara não existiu no Brasil um interesse em estudar uma linguística nacional, ou invéz de seguirmos as linhas americanas e européias de estudo?

0 Response to "TEXTO: " Retrospectivas e Perspectivas da historiografia da Linguística no Brasil""

Postar um comentário