COMO A LINHGUISTICA SE CONSTITUI NO BRASIL?

Diferentes concepções da história da lingüística:

•Historia Tradicional: parte da idéia de que os historiadores narram fatos reais que tem o homem como ator. A história se organiza por grandes eventos e passagens, voltando-se para a lingüística é pensar nos grandes acontecimentos dessa ciência.

•História das Mentalidades: trabalha com a idéia de que o mundo se organiza em determinadas épocas por crenças e valores.
A partir dos anos 50 o novo entra em detrimento com o antigo, ou seja, no Brasil, por exemplo, passam a investir no novo assim mudam a antiga capital carioca para Brasília que era nova. E essa mentalidade está muito presente na nossa sociedade hoje em dia. Na lingüística o estruturalismo sustento os estudos lingüísticos no Brasil em diferentes níveis fonéticos, morfológicos, sintático, semântico e pragmático.Nos anos 60 há uma quebra, com a substituição pelo gerativismo que anos mais tarde é substituído pelo funcionalismo.

•História das Idéias: resgata práticas visíveis ou os discursos conscientes. Conjunto de interpretação sustentando as práticas dos sujeitos. Conjunto de idéias que se confrontam, como no estruturalismo, tendo disputas e conflitos de idéias.

•Historiografia: é a maneira pela qual a história foi escrita; refere-se à metodologia e às práticas da escrita na história. É escrever sobre a história em si, sendo uma meta-historia.

0 Response to "COMO A LINHGUISTICA SE CONSTITUI NO BRASIL?"

Postar um comentário